Afshar

Os tapetes AFSHAR têm design de padrões retilíneos e são feitos em Sharh Babak, Sirjan, e Rafsanjan. Não há nenhum padrão único que possa distinguir os tapetes AFSHAR de outros tapetes tribais. Há algumas similaridades entre os tapetes de Bijar e AFSSHAR.

Os tapetes AFSHAR vêm em vários tamanhos e têm cores naturais, particularmente vermelho claro, marfim claro e cáqui. A urdidura é algodão; o material é lã. Tecelões de AFSHAR fazem seus nós muito apertados. A tribo de AFSHAR se encontra nas cercanias de Sirjan, de Sharh Babak e de Rafsanjan na parte norte da cidade de Kerman.

As cores de fundo dos tapetes desta região são o marfim e às vezes o vermelho e o azul, que se harmonizam perfeitamente com os motivos muito elaborados. A área interna mostra o austero e estilizado motivo Mir-i-Botah; às vezes, apresentam losangos com desenhos florais. Com as beiradas são muito riscadas, não há beiral principal, ele é substituído por linhas, medalhões, gavinhas, folhas bicudas e picotadas. Os beirais laterais trazem muito colorido e diversos motivos florais.

A qualidade do Afschari varia muito, de um modo geral a mercadoria é grosseira. A espessura fica entre 700 a 1.000 nós.

Os povos de AFSHARI têm origens turcas e se estabeleceram no noroeste do Irã, perto do lago Ur mia, há muito tempo. Nader Shah foi o rei mais famoso da tribo de Afshar. Ele invadiu a Índia e governou o Irã por volta do século dezoito. Foi este rei que conduziu a tribo de AFSHAR para sua posição atual.

Segundo a tradição, Afshar é o nome do filho mais velho de Jidiz Khan, o terceiro filho do legendário Oguz Khan. Em português, Afshar significa “caçador hábil” ou “aquele que liquida um negócio prontamente”.

A origem dos Afshar remonta a um grupo de tribos Oguzes - turcos que se deslocaram dos planaltos do Qibtshag para o Turquestão, em direção ao Irã. Muitos deles chegaram à Síria e mesmo à Ásia Menor. A maior parte, entretanto, permaneceu no sudoeste do Irã. Sob a direção de seu líder Shoumla (1148 - 1174), pouco a pouco o clã aumentou sua influência política.

Forçados pelos mongóis a deixar seu lugar de origem, os Afshar instalaram-se na Pérsia e no Azerbaidjão, no final do século XII.


Curiosidades

A ascensão dos Safávidas ao poder no Irã, no início do século XVI corresponde a um aumento do poder do clã. Com efeito, uma parte de suas elites será parte do exército dos Qizilbash - uma coalizão de clãs xiitas do Azerbaidjão, predominantemente de língua turca.

Os Qizilbash, unidos pela crença na doutrina safávida do xiismo, conduzirão Ismail Xá Safavi (1499 – 1529) ao trono, dando início à dinastia dos Safávidas. Posteriormente o Xá designou os chefes das tribos integrantes da coalizão de apoio como seus representantes nas diferentes províncias iranianas. Por determinação do soberano, que pretendia deter os uzbeques, os Afshar se transferiram do Azerbaidjão para o Khorasan.

Já no século XVIII, a fraqueza dos Safávidas diante dos afegãos terá como conseqüência um dos períodos mais sangrentos da história do Irã, convertido em alvo de pilhagens e massacres.

Nesses anos turbulentos, um dos chefes Afshar, Nadr Qoli Beg Afshar, destaca-se como líder militar, ao expulsar os afegãos e restaurar o trono do safávida Tahmasp II, que será, no entanto, deposto pouco depois. Nader assumirá então a regência do império persa, passando posteriormente a ocupar o trono ele próprio, como Nader Xá, dando assim início à dinastia dos Afsharidas.

Os Afshar são ainda muito numerosos no Azerbaidjão, Khorassan, Kirman, Kuzestão, Veramin, Zandjian, Hamadan e Mazandaran e dentre eles, ainda existem grupos nômades.

Falam uma língua túrquica - afshar ou afshari, por muitos considerada como um dialeto azerbaidjano. Todavia, assim como no caso de muitas outras línguas túrquicas, a contigüidade de múltiplos dialetos torna difícil a distinção de limites entre línguas e dialetos. O afshari se distingue por um grande número de palavras e pequenas diferenças fonéticas na pronúncia de vogais.

Fonte: Wikipédia

Imagens da Região

Fonte: Wikipédia

Tapetes

Visualize Afshar no Mapa

Utilize todos os recursos que a atual tecnologia nos oferece!!! Clique no mapa abaixo e encontre restaurantes e demais estabelecimentos, estime seu tempo de viagem, visualizar rotas entre dois locais, obter em tempo real a situação do trânsito e transporte público da cidade.

Medalhão Persa© 2022 - Todos os direitos reservados