Heriz

Os tapetes tribais tecidos à mão são produzidos por habitantes turcos do Azerbaijão da cidade de Heriz no noroeste do Irã. São famosos entre os designers por seus tons suaves cor de terra e desenhos geométricos. Apesar de não haver dois tapetes Heriz idênticos, estes tendem a ter uma similaridade facilmente reconhecível.

A maioria tem um grande medalhão central encaixado dentro de um campo mais claro, e o padrão de cor principal do tapete é geralmente algum tom de ferrugem. Os tapetes feitos nesta área são altamente valorizados por sua robustez e design maravilhosos. Seu encanto encontra-se principalmente no contrapeso das cores. Hoje alguns dos maiores tapetes produzidos no Irã são de Heriz. Os tamanhos menores são raros neste grupo. A rica textura dos tapetes de Heriz é profunda e robusta e seus temas são muito pesados.

As cores da ornamentação destes tapetes são o azul, verde, marfim e o amarelo, que combinam harmoniosamente com as cores de fundo, que podem ser vermelho ou marfim. A área interna contém um medalhão em forma de estrela, com o fundo adornado de arabescos, folhas e brotos; nos cantos se repetem os medalhões ou desenhos Herat.

A cor do fundo dos cantos é o marfim ou o azul. Os beirais têm sempre como cor básica o azul e raramente o vermelho; são adornados com gavinhas de flores, desenho Herat ou arabescos.

Ao lado do beiral principal temos somente um beiral estreito lateral, com desenhos estilizados. O Heris é facilmente reconhecido, pois até hoje ele se conserva sem modificações, a sua típica grandeza é mantida sem estilizações.

O lado avesso da peça tem uma marca; ele é reconhecido pela grossura da corrente e fios de arremesso. Os tapetes Heris são conhecidos pelos seus nós gjorde: sua espessura oscila de 600 a 1.200 nós por dm².

Fonte: Wikipédia

Imagens da Região

Fonte: Wikipédia

Tapetes

Heriz

Heriz

Heriz

Heriz

Medalhão Persa© 2022 - Todos os direitos reservados