Isfahan

Os tapetes de Isfahan são muito simétricos e equilibrados e têm geralmente um único medalhão rodeado por videiras e palmeiras. São geralmente tapetes de excelente qualidade e vêm em diferentes tamanhos, mas a maioria deles é de tamanho médio. Pode-se também encontrar tapetes grandes.

Estes tapetes têm geralmente o fundo em marfim, com motivos em azul, rosa e índigo. Lãs macias; a lanugem é muito apertada. A urdidura é na maior parte de seda; a trama é de algodão, lã ou seda. A maioria dos tapetes Isfahan de primeira qualidade tem a urdidura de seda. Também se pode encontrar urdidura de algodão em alguns tapetes mais antigos de Isfahan.

O nó persa é utilizado. Deve-se olhar embaixo do tapete para checar a sua qualidade, que depende de seu número de nós. Um tapete Isfahan tem em média, de 120 KPSI (nós por polegada quadrada) até 842 KPSI.

A cidade de Isfahan localiza-se a 424 quilômetros ao sul de Teerã. É a capital de sua província e se encontra entre duas cadeias de montanhas. Durante a dinastia Arsácida ( de origem parta), Isfahan era a capital de uma extensa província administrada por governantes desta dinastia. Durante a dinastia Sassânida, Isfahan foi local de governo e residência dos “Espoohrans”; assim eram conhecidos os membros de sete nobres famílias iranianas que ocupavam importantes posições dentro da realeza. Além disso, neste período, Isfahan foi um centro militar com importantes fortificações.

Esta cidade foi ocupada pelos árabes depois que estes finalmente derrotaram os iranianos. Após o período islâmico, Isfahan, como outras cidades do Irã, permaneceu sob domínio árabe até o final do século dez, e recebeu pouca atenção, exceto pelo interesse do Califa Mansur.

No reino de Malekshah Saljooghi, Isfahan foi novamente escolhida como capital e iniciou-se uma nova idade de ouro. Neste período, Isfahan foi uma das mais importantes e prósperas cidades do mundo. Foi conquistada pelo mongóis em 639 que massacraram sua população. Após as invasões mongóis, Isfahan floresceu outra vez devido à sua posição geográfica privilegiada, especialmente na dinastia Safávida. No reinado do Xá (rei) Abbas, que escolheu Isfahan para ser sua capital no ano de 1591, a cidade alcançou seu apogeu. Com o declínio da dinastia Safávida e sua conquista após um cerco de 6 meses, Isfahan entrou em um período de degradação.

Nas dinastias Afsharieh e Zandieh, a cidade novamente floresceu, mas durante o reinado de Qajar, devido à escolha de Teerã como capital, Isfahan mais uma vez entrou em declínio. Por causa de sua história e geografia, Isfahan recebeu alguma atenção durante a dinastia Pahlavi e alguns reforços foram feitos para reparar e restaurar monumentos históricos. A cidade de Isfahan e sua província foram rapidamente reconstruídas e industrializadas.

Durante as últimas duas décadas, seu desenvolvimento urbano tem aumentado consideravelmente e muitos monumentos históricos foram restaurados. Hoje, Isfahan é um dos mais importantes centros turísticos do Irã e do mundo.

Fonte: Wikipédia

Imagens da Região

Fonte: Wikipédia

Tapetes

Isfahan

Isfahan

Isfahan

Isfahan

Isfahan

Isfahan

Tapetes & Regiões - Suas Histórias e Curiosidades

Clique em uma das regiões no mapa abaixo!

Visualize Isfahan no Mapa

Utilize todos os recursos que a atual tecnologia nos oferece!!! Clique no mapa abaixo e encontre restaurantes e demais estabelecimentos, estime seu tempo de viagem, visualizar rotas entre dois locais, obter em tempo real a situação do trânsito e transporte público da cidade.


Medalhão Persa© 2022 - Todos os direitos reservados