Mashad

Os tapetes de Mashad são na maior parte curvilíneos com um único medalhão central e desenhos florais nos cantos, e com intrincados motivos florais curvilíneos em seu fundo. Mashad é conhecida por produzir uma das melhores lãs do Irã. Estes tapetes têm qualidade muito elevada e estão entre os melhores do Irã e do mundo.

Podem-se encontrar diferentes tamanhos de tapetes Mashad, mas a maioria é de tamanho grande. Vermelho escuro, azul e cáqui são suas cores principais. Lãs macias, pilhas finas, apertadas. Fundação: As urdiduras são na maior parte algodão, as tramas são de algodão e lã. Os tecelões de Mashad usam nós persas. O número médio de nós gira em torno de 120 KPSI (nós por polegada quadrada), podendo chegar até 475 KPSI.

Mashad situa-se a 909 quilômetros de Teerã, no nordeste do Irã. No ano 823 d.C., após o martírio de sua santidade Imã Reza em “Sanabad”, um lugar próximo a Toos, o local passou a ser chamado de Mashad-e-Reza (lugar de martírio), sendo este o ponto principal donde surgiu a atual Mashad. O sultão Mahmood Ghaznavi construiu um mausoléu em frente ao santuário, e no século XIII d.C., devido à destruição da cidade de Toos pelos mongóis, Mashad desenvolveu-se e muitas pessoas migraram para esta cidade.

Inicialmente, a área de Toos era local de residência de tribos não-arianas, e algumas partes desta área foram conquistadas pelos árabes no período do Califa Osman e anexadas ao território do Islã na época do Califa Omar. Toos foi uma das primeiras cidades a cair sob o jugo destrutivo dos mongóis, e com outras cidades de Khorasan, foi arruinada completamente.

Em 1438 d.C. Shahrokh, filho de Amir Taymoor, subiu ao trono. A partir de seu reinado, Toos começou a receber atenção especial, resultando em expansão e desenvolvimento. A partir da segunda metade do século XV esta cidade passou a ser considerada como um subúrbio de Mashad. Algumas ruínas da antiga Toos remanescem, mas a nova Toos, por ser o local onde se encontra o túmulo de “Ferdowsi”, o grande poeta iraniano, ganhou reputação e importância própria. A Mashad contemporânea está intimamente ligada à história da antiga Toos e todos os anos recebe milhares de visitantes e peregrinos.

Fonte: Wikipédia

Imagens da Região

Fonte: Wikipédia

Tapetes

Mashad

Mashad

Mashad

Mashad

Mashad

Mashad

Visualize Mashad no Mapa

Utilize todos os recursos que a atual tecnologia nos oferece!!! Clique no mapa abaixo e encontre restaurantes e demais estabelecimentos, estime seu tempo de viagem, visualizar rotas entre dois locais, obter em tempo real a situação do trânsito e transporte público da cidade.


Medalhão Persa© 2022 - Todos os direitos reservados