Ardakan
Ardakan ( persa : اردكان , também romanizado como Ardakān e Artagan ) [2] é a capital do condado de Ardakan , província de Yazd , Irã . No censo de 2016, sua população era de 75.271 em 22.475 famílias. [3]
Ardakan é a segunda maior cidade da província de Yazd. Foi estabelecido no século 12 na região de Zardug . Ardakan fica a 60 quilômetros de Yazd e tem clima seco.
A palavra Ardakan em persa significa "lugar sagrado" ou "lugar limpo" ( persa moderno : arda + kan / persa médio : arta + gan ) e a cidade tem muitas atrações religiosas históricas, como a Grande Mesquita de Ardakan (Masjed-e Jame '), Mesquita Zire-deh, Emam-Zadeh Mir Seyyed Mohammad e o bazar Tekyeh .
Esta região é um dos centros zoroastrianos do Irã, e há vários locais sagrados para os zoroastrianos em Sharif-Abad, uma vila perto de Ardakan. A cada verão, milhares de zoroastrianos de todo o mundo se reúnem lá para peregrinação.
O santuário mais importante é Pir-e Sabz Chak Chak . Outros santuários incluem Pir Shah Eshtad Izad, Pir Shah Tashtar Izad, Pir Shah Mehr Izad e Pir Shah Morad .
Ardakan é o local de nascimento do ex-presidente iraniano, Mohammad Khatami. É também um tipo de tapete famoso encontrado em todo o mundo.
Fonte: Wikipédia