Bijar
Bijar é o nome de uma das pequenas vilas situadas no norte do Irã. Entretanto, é também o nome do mais pesado (com relação à espessura do tapete) dos atados é mais denso de todos os tapetes Persa.
Porque a densidade do nó varia entre 260.000 a 420.000 nós pôr o m2, não é simplesmente possível conseguir um grau mais elevado de densidade usando este tipo grosso e denso de fio.
A habilidade do artesão de bater as fileiras dos nós até o estojo compacto do tapete é tão espantoso quanto uma prancha do carvalho. Isto significa que você nunca verá um tapete de Bijar desgastado para fora com o uso normal - não importa quanto tempo exista.
Alguns dos melhores tapetes de Bijar têm nomes tais como Gerus e Afshar e Halvai. Os testes padrões encontrados nesses tapetes mais comuns são “herati”.
Os testes padrões são simétricos, geralmente com um medalhão sextavado no centro, envolvido por outros por 2 medalhões hexágonos.
Os beirais são decorados com rosettes e flores. A Rosa Bijar, que é chamada também “o Farang dourado” foi produzida primeiramente no ano de 1800´s após uma ordem da França, que importava muitos tapetes de Bijar.
Enquanto sugere o nome, o motivo principal compreende em rosas grandes, vermelhas.
Os tapetes de Bijar oferecem uma riqueza das cores profundas, fortes, que torna o teste padrão poderoso. Uma cor característica é céu azul pálido.
A malva da cor, que é um roxo pálido, é encontrado somente nos tapetes de Bijar.
Fonte: Wikipédia