Mahallat
Mahallat (em persa: محلات) é uma cidade situada na província de Markazi Irã. Em tempos remotos, foi um importante local para Zoroastrianism. Tem um clima frio e ventos fortes durante a primavera e o verão. A cidade é um dos maiores produtores e exportadores de flores no Irã. Cada setembro a cidade possui uma flor festival. Além disso, a área que rodeia a cidade é rica em travertino , que são refinados em azulejos entorno das fábricas.
A cidade é famosa por um grande fluxo de água quente na primavera nas montanhas no Norte nas áreas de planície do Sul utilizada para a agricultura, bem como o abastecimento de água urbano. Existem também águas quentes não muito longe da cidade, que tem sido uma fonte de turismo local desde tempos antigos, devido à sua assumida benefícios médicos. Dialeto falado em Mahallat é uma versão maior do ramo de dialetos falados na região central do Irã (Yazd, Isfahan, Khonsar) com várias palavras com um olho captura ligação aos antigos persas.
Mahallat antigamente era dividido em três partes principais. A parte norte era Mahallat-e Bala, a área do e-Sadat Mahallat, as famílias descendentes do profeta Mohammad. No meio-Mahallat e Ghaleh, originalmente exitem um vasto espaço aberto com campos.
A família foi mais tarde conhecido como Amiri, Amirkhani, Elahi e Khosrovani (Mahallati). A parte meridional foi nomeado Mahallat-e Dor e isso foi quando o Aga Khan construiu o seu enorme castelo.
A Primeira iraniana que se tornou um cidadão é E.U. Haaj Sayyah Mahallati nasceu em Mahallat.
Fonte: Wikipédia