Sabzevar

A província persa de Khorassan é a maior província do Irã. Estende-se ao longo do nordeste da nação. Muitos belos tapetes vêm desta área do Irã. A sua capital é Mashad, que é também onde a maioria destes tapetes é comercializada diariamente.

Algumas outras cidades produtoras de tapete nesta região são Kashmar (Turshis), Mood, Sabzevar, Ghain, e Birjand, a maioria situada muito perto de Mashad.

Muitos tapetes do tipo Baluch são tecidos também nesta província pelos nômades Baluchi que habitam as áreas mais ao sul.

Em 1722 houve uma invasão afegã no Irã. Isto deixou o país conturbado politicamente por muitos anos, e a indústria do tapete desorientada, especialmente em áreas bem estabelecidas tais como Mashad.

Entretanto, apesar da invasão maciça, Khorassan junto com muitas outras regiões pode se reerguer e assim a indústria do tapete recomeçar, pois as cortes reais do Irã fizeram tudo a seu alcance para trazer esta grande arte de volta a seu lar. Muitas vezes, reis do Irã tais como Shah Abass apreendiam e destruíam os tapetes de qualidade baixa e aqueles com técnicas inferiores de coloração para certificar-se que a integridade desta ancestral arte persa não fosse perdida.

Fonte: Wikipédia